Madame Butterfly

M. Butterfly é uma produção cinematográfica estadunidense, do gênero drama, lançado em 1993, dirigido por David Cronenberg. É baseado na peça teatral do escritor David Henry Hwang, que por sua vez, baseou sua obra na história real do diplomata francês Bernard Boursicot e Shi Pei Pu, cantor da ópera de Peking, ambos acusados e condenados por espionagem pelo governo francês.
Adaptação da peça M. Butterfly, que foi, por sua vez, livremente baseada em fatos reais (a condenação do diplomata francês Bernard Boursicot e sua esposa chinesa Shi Pei Pu por espionagem, na França).
René Gallimard (Jeremy Irons) é um diplomata francês em Beijing, na China dos anos 60. Apresentado à bela Song Liling (John Lone) numa recepção na embaixada, ele se apaixona pela cantora de ópera, que corresponde ao seu interesse. Song, entretanto, é uma espiã do governo chinês com ordens de ganhar a confiança de René, estabelecer um relacionamento com ele e convertê-lo em agente duplo.
Apaixonado, René mantém um relacionamento duradouro com Song apesar de estar sempre viajando e vê-la durante os períodos em que vem à China. O governo chinês ordena que Song consiga um filho para selar mais ainda a relação entre os dois, de modo que, quando a situação política na China se complica e René perde acesso à "mulher" e filho, o governo o aborda, oferecendo-lhe a possibilidade de continuar mantendo contato desde que passe informações secretas do governo francês. Temendo pela segurança da mulher e do filho, René se torna agente duplo.
Vinte anos se passam desde que Gallimard e Liling se conheceram e o diplomata francês pareceu ignorar, o tempo todo, apesar de ser notório que a tradicional ópera chinesa é encenada somente por homens, que sua mulher era, na verdade um homem. Aparentemente, René acreditou que as reservas de Song em relação ao próprio corpo se devia à sua rígida moral chinesa.
Entretanto, o governo francês acaba desconfiando de René e ele é levado a julgamento por traição. Durante seu julgamento, é-lhe revelado que Song é homem. Obrigado a reconhecer a verdade, René, já na prisão, assume a personalidade do ex-amante como Butterfly, a mulher que morre por causa de um amor ilusório.
 
Capa do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário